sábado, 26 de março de 2011

Conceito de inclusão

O conceito de inclusão é:
- atender aos estudantes com necessidades especiais na vizinhança da sua residência.
- propiciar a ampliação do acesso destes alunos às classes regular.
- propiciar aos professores da classe regular um suporte técnico.
- perceber que as crianças podem aprender juntas, embora tendo objetivos e processos diferentes.
- levar os professores a estabelecer formas criativas de atuação com as crianças portadoras de deficiência.
- propiciar um atendimento integrado ao professor de classe comum do ensino regular.
O conceito de inclusão não é:
- levar crianças às classes comuns sem o acompanhamento do professor especializado.
- ignorar as necessidades específicas da criança.
- fazer as crianças seguirem um processo único de desenvolvimento, ao mesmo tempo e para todas as idades.
- extinguir o atendimento de educação especial antes do tempo.
- esperar que os professores de classe regular ensinem as crianças portadoras de necessidades especiais sem um suporte técnico.
A educação inclusiva tem de atender esses educandos com qualidade, mas para tanto, é necessário dar condições e especializações aos profissionais, para que de fato  o desenvolvimento da educação aconteça.

Fonte: http://www.fraterbrasil.org.br/uma_reflexao_sobre_a_educacao_es.htm

3 comentários:

  1. Estou visitando o seu blog e achei a matéria muito interessante, quando puder visite o meu o endereço é: www.interpreteouculto.blogspot.com.

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  2. Valeu.
    Qualquer ajuda sera sempre bem vinda,obrigada se puder enviar mais

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